Seus pais ou avós tiveram uma outra relação com o mundo tecnológico e digital que parece tão próximo e instintivo para você que é da geração Z. Eles certamente assistiam aos programas preferidos pela televisão, ouviam as músicas mais dançantes pelo rádio e liam jornais e livros para ficarem informados.
Tudo isso ainda existe. Os jornais nas bancas, as músicas
nos rádios e uma infinidade de programas de humor, jornalístico e novelas na
programação televisiva. Mas com o crescimento da internet, a popularização e o
barateamento do serviço e a maneira como nós nos relacionamos com esse meio
modificou completamente a estrutura dos outros meios.
Rádio, TV e impressos estão dentro da internet. A convergência
de mídias é isso! A união em uma nova plataforma de outros meios. E a convergência destes meios criou novas formas de fazer
estes meios. Se no meio convencional você tem um programa televisivo com blocos
e entre esses blocos os comerciais, na internet não mais. Você assiste o que
você quer. Não é mais preciso ver um telejornal inteiro para descobrir como foi
o gol maravilhoso na vitória do seu time. Assista somente este trecho!
No impresso a urgência com que as matérias acontecem é a
mesma com que elas serão postadas. O dia seguinte é muito velho para a internet
acostumada com o aqui e agora! Sem falar na sua relação com as músicas
preferidas, nada de esperar a programação inteira matutina para requebrar
arrumando a casa, uma playlist já fez esse serviço.
A convergência é uma nova forma de fazer comunicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário