sábado, 13 de abril de 2013

Você sabe o que é convergência de mídias?


Seus pais ou avós tiveram uma outra relação com o mundo tecnológico e digital que parece tão próximo e instintivo para você que é da geração Z. Eles certamente assistiam aos programas preferidos pela televisão, ouviam as músicas mais dançantes pelo rádio e liam jornais e livros para ficarem informados.



Tudo isso ainda existe. Os jornais nas bancas, as músicas nos rádios e uma infinidade de programas de humor, jornalístico e novelas na programação televisiva. Mas com o crescimento da internet, a popularização e o barateamento do serviço e a maneira como nós nos relacionamos com esse meio modificou completamente a estrutura dos outros meios.

Rádio, TV e impressos estão dentro da internet. A convergência de mídias é isso! A união em uma nova plataforma de outros meios. E a convergência destes meios criou novas formas de fazer estes meios. Se no meio convencional você tem um programa televisivo com blocos e entre esses blocos os comerciais, na internet não mais. Você assiste o que você quer. Não é mais preciso ver um telejornal inteiro para descobrir como foi o gol maravilhoso na vitória do seu time. Assista somente este trecho!


No impresso a urgência com que as matérias acontecem é a mesma com que elas serão postadas. O dia seguinte é muito velho para a internet acostumada com o aqui e agora! Sem falar na sua relação com as músicas preferidas, nada de esperar a programação inteira matutina para requebrar arrumando a casa, uma playlist já fez esse serviço.


A convergência é uma nova forma de fazer comunicação! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário