sábado, 6 de abril de 2013

Tudo junto e misturado - mashups


Sabe aquela música que está na parada de sucesso e que todo mundo (mesmo aqueles que disfarçam) sabem a melodia? Ahhhh - não preciso dizer mais nada pois tenho certeza que você já complementou a frase com lelek lek. Então, uma busca rápida pela internet é possível ver várias versões e outra dezenas de vídeos relacionados. Mas imagine a mistura do hit com a música "I feel so close to you right now", do cantor Calvin Harris?



Esta mistura na música é conhecida como Mashups e não é uma fórmula recente. Djs já animaram os nossos pais ao som de muitas misturas. Os mais novos assistiram no seriado americano Glee muitos desses mashups. 

Mas esse conceito não é só utilizado na música. Com a web 2.0 e a popularização das redes sociais e dos blogs o mashup também ganhou terreno no mundo virtual. 



Os mashups são sites personalizados que agregam um só lugar conteúdos de outros sites.



Você pode até estar achando complicado mas é possível ver a aplicação no dia a dia. No Google Maps é possível ver como funciona.

Na pesquisa por Buenos Aires. Você tem acesso ao mapa da cidade, a fotos de lugares e a links para conhecer as atrações turísticas. Poxa, que pena que eu não sabia disso antes, mas mesmo assim não perdi um só momento da minha viagem.





Aqui no blog eu coloco uma foto minha no Zoológico de Lujan - um passeio diferente.

Olha só como eu sou corajoso - Visita ao Zoo de Lujan - Buenos Aires

Esse forma de agregar informações em um só lugar tem muito a ver com o perfil do usuário que cada vez mais busca facilidades na hora de navegar. Quem é nativo digital ou um apaixonado por tecnologia não terá dificuldades de fazer um mashup, afinal sites como o Pipes, da Yahoo oferece este serviço. Só é necessário ter uma conta de e-mail do yahoo e saber um pouco de Inglês!

Então, que tal misturar? Quando eu era criança minha avó e minha mãe sempre diziam que manga com leite fazia mal. Hoje nós sabemos que isso é mito, assim como juntar dois estilos musicais em um só não vai tirar a beleza da canção original. Hora de misturar e oferecer ao usuário experiências mais simples e navegáveis.

5 comentários:

  1. Oi Anderson,
    Fiz meu trabalho e a frase" tudo junto e misturado" não saia da cabeça. Publiquei e vim dar uma olhada e comentar os trabalhos dos meus colegas. Quando abri o seu ri muito. Nós tivemos a mesma ideia. Juro que não foi "cola".rsrsr. Gostei muito dos seu texto e da mistura de manga e leite. E que disse que misturar não faz bem??? Gostei!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto! Bastante criativo e irreverente.

    PS: Eu não entraria naquela jaula do leão nem me pagando.

    ResponderExcluir
  3. Inteligente e bem humorado. O resultado: Uma pérola de texto. Parabéns.
    PS: também pensei a mesma frase, mas mudei.

    ResponderExcluir
  4. Caraca,Anderson!!! Não aguento mais o tal do Lek... 13 em cada 10 carros que passam na rua em que moro tocam lek, lek etc. Mas, valeu a dica, eu não tinha visto. Você poderia ter explorado mais sobre mashup na web...
    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Anderson, adorei! Tanto o texto quanto o vídeo do LEk LEK rsrsrs. Muito bom! Parabéns! Belo trabalho, com muito bom humor também.

    ResponderExcluir